Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cólicas no bebê

Gente tem coisa que dói mais no coração de nós mamães do que o choro de um bebê com cólica? Claro que não... em bebês prematuros a cólica pode se estender até os dois meses de vida... é um momento onde precisamos ter muita calma e paciência pois precisamos passar confiança e tranquilidade para nosso bebê.
Existem vários graus de intensidade da cólica. As mais leves, que muitas vezes nem distiguimos se é dor ou fome, as médias onde os bebês choram muito e são facilmente controladas apenas com uma medicação para gases e as cólicas de alto nível e que precisam ser amenizadas com um remedinho para dor além do anti-gases.
As minhas experiências como mãe foram bem diferente... com o meu primeiro filho posso dizer que não sei o que era cólica, quase não teve e ele nasceu de 38 semanas, já meu pequeno Davi que está atualmente com 1 mês e meio e nasceu de 35 semanas passei dias e noites muito dolorosas com o coração na mão por vê-lo sentir dor... agora está controlado e ele quase não reclama, Ufa! Mas tive que tratar com Anti gases e também com o Tylenol bebê para dor. Foi o que me salvou, aliás foi o que salvou meu pequeno. Antes de usar qualquer medicamento entre em contato com o pediatra do seu bebê. Aqui relato apenas situações e dou dicas que podem lhe dar uma orientação do que fazer. Não deixe seu pequeno sentir dor e questione com o pediatra sobre uma medicação efetiva pois alguns deles não querem passar remédio e os baixinhos é que sofrem. Mas é claro existem algumas dicas para melhorar a dor e seu bebê não sofrer tanto:

Dicas

Segure seu bebê de barriga para baixo, passando sua mão direita entre as perninhas e posicionando-a sobre a barriguinha. Assim você pode massagear enquanto acalenta para a dor passar mais rápido.



Outra coisa que ajuda bastante é deitar o bebê de barriga para baixo sobre suas pernas e massagear sua barriga com movimentos circulares. Não deixe de conversar com ele, mesmo que esteja chorando muito eles adoram ouvir nossa voz!



Uma coisa que fiz muito com o meu filhote foi colocar uma fraldinha quente na barriguinha com ele de barriga para baixo deitado sobre meu corpo. Ele adorava aliviava bastante e chegava dormir nesta posição.

Os exercícios com as pernas ajudam na liberação de gases. Deixe seu filhinho sem fralda e comece massageando a barriguinha sem pressionar o estômago, de cima para baixo como se fizesse o caminho dos gases. Depois levante as perninhas e as contraia contra a barriguinha sem apertar muito. Faça isso algumas vezes! Depois você pode fazer exercícios como se ele estivesse pedalando, tudo com muito cuidado e muito carinho ajudando seu pequeno a se livrar da cólica.

Um alerta importante é com relação à amamentação. É neste momento que os bebês costumam engolir muito ar junto com o leite e depois ficam com a barriguinha doendo porque não conseguem eliminar os gases. Tente ajudá-lo a mamar com calma para não engolir tanto ar...

Sabemos que é uma fase é que passa logo, mas só quem passa sabe como os minutos parecem horas de dor e desespero. Por isso manter  a calma é primordial. Com algumas dicas importantes podemos amenizar o sofrimento dos nossos filhos além disso ajuda a passar mais rápido o tempo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário