Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Hora do banho dos garotos

Tá na hora do banho e agora como lavar o pintinho do meu filho? Esta é ma preocupação comum entre as mamães de meninos.... comigo não é diferente! A maioria dos meninos nasce com a glande  parcialmente ou totalmente coberta pela pele, que irá se descolar aos poucos até os 3 anos de idade. Quando vamos dar o banho precisamos começar a puxar a pele para trás, lavar bem com sabão neutro e colocá-la de volta no lugar para que ela não fique presa. Este é um exercício diário de higiene e para que ele não precise fazer a cirurgia para tirar a pele - Circuncisão. Só tenha cuidado para não forçar muito caso esteja muito apertado senão pode machucar. O importante é o exercício que com o passar dos dias vai ficando mais fácil e flexível. Quando conseguir puxar, lave apenas o que estiver exposto. Se até os 3 anos de idade você não conseguir deslocar a pele é bom ir ao médico para que ele te oriente e se preciso passe uma pomada para ajudar.

Eu levei meu filho mais velho de 5 anos no médico Urologista pediátrico e fui super bem orientada e divido com vocês as dicas acima. É muito importante que tenhamos estes cuidados senão depois fica mais difícil. A partir dos 5 anos, você pode deixar que seu filho tome banho sozinho – mas sempre supervisione se ele limpou tudo mesmo. Outro cuidado, que vale para todo mundo, é ensinar seu filho a lavar sempre as mãos antes e depois de ir ao banheiro porque eles manipulam o pintinho e sujam as mãos.



Com os bebês do sexo masculino não é diferente...mesmo recém nascidos devemos limpar o pintinho pois na pontinha acumula pomada e pode infeccionar! Utilize o algodão com água morna para limpar, deixe os lencinhos umedecidos para depois dos 3 meses ou quando o bebê começar a sair de casa!
Tenho certeza que estas dicas poderão ajudar vocês no dia a dia com seus pequenos. Boa Sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário